Andei pensando…

Oi oi todo mundo!
Aqui estou eu, depois de minha nada cansativa sexta feira. Hoje de manhã foi o « Bac Blanc » de Frances – que poderia ser traduzir muito grotescamente por « simulado do ENEM »- la no colégio, então aproveitei pra dormir mais um pouco e revisar por teste de Espanhol que fiz hoje de tarde. Enfim, cheguei no colégio 11h50, almocei, fiz teste, tive aula de Bio e Fis e 15h30 ja tava no ponto do buzu.

Confesso que estou super feliz com a volta as aulas – apesar de que estar de férias também é maravilhoso. Foi otimo reecontrar todo mundo ontem, saber as novidades das férias e tudo mais. Alisson foi pra casa dos pais dela, na Costa do marfim, e trouxe um estojinho pra cada um da sala, muito bacana. Eu passei o dia toda azucrinada sem saber em que dia da semana estavamos, que aulas tinhamos…
Hoje voltei contando mil e um casos pro motorista do buzu – nunca falei dele aqui, mas é o cara mais brother que eu conheci na França. Tinha dado pra ele a receita de brigadeiro – pra ele comer com pipoca, enquanto assisti filme, ja que é o que mais faz na vida depois de dirigir – mas ele caiu na besteira de pedir pra irmã fazer e resultado: a menina parou de mexer e foi olhar um treco no pc e o brigadeiro pegou no fundo da panela. Disse a ele que da proxima vez o faça ele mesmo. Falamos sobre todos os filmes que vimos nas férias e que ainda queremos ver. Sabe, quando de passa 1h30 por dia no onibus e não pode ler nem escrever – me dar dor de cabeça – tem que se encontrar alguém pra bater papo.

Ontem de noite fomos jantar num restaurante, o Courtpaille – aquele da carne boa -, com Orpheu e Alex. Dessa vez, preferi uma salada com queijo de cabra, umas tiras de bacon e pão grelhado – tava otimo- porque não gosto de comer carne de noite. Foi um tipico jantar em familia – Alex e Maryse não brigaram, pelo menos não durante o jantar -, realmente agradavel. Orpheu é sempre um fofo. Ontem falavamos da segunda guerra mundial, dai falei de meus pais do Brasil ele me perguntou que idade eles tinham; em seguida me disse « olha so, eu poderia ser seu avo! » – sei la, não me perguntem porque, mas foi super divertido ouvir isso.

Hoje tava conversando com as meninas – alemãs- e a gente falou de como é engraçado pra nos agora falar em nossas linguas de origem. Tem certas palavras e expressões que a gente tem vontade de falar em portugues/alemão, mas que simplesmente não existem ou não caem bem na frase. Me pego varias vezes pensando  « como é fala « franchement » mesmo em portugues? », ou com vontade de dizer « par contre » quando se a gente traduzir literalmente fica super estranho! E são palavras que a gente falar pra caramba aqui no cotidiano, mas, por alguma razão, não no nosso pais. Sei la, é super estranho, não da pra explicar, so quem morou no exterior pode entender. Outro dia foi falando no skype com tia Lise: tava contando um treco pra ela e disse « ai tia! como é que a gente fala « épeler » mesmo em portugues? », e ela também não lembrava, teve que perguntar a Heron! « Soletrar » não é uma palavra que a gente usa muito ai no Brasil, mas quando se aprende uma nova lingua toda hora a gente pede prum frances pra soletrar uma palavra que ele disse e a gente não conhecia.

Bom, é isso, vou ficando por aqui pois ja são quase 19h e vou ficar um pouco com a familia.
Tenho comido laranjas frequentemente. Pedi pra Maryse pra me comprar uns comprimidos de vitamina C e no lugar ela pediu pra Yves pra trazer laranja do trabalho. To achando otimo^^
Super beijos saudosos, principalmente a minha mãezinha que ta ai morrendo de saudade de mim!

P.s.: pirulito na França não é igual a pirulito no Brasil! (risos)

2 Réponses

  1. Mamãe!
    Mais uma vez falando do comida, eita menina que come viu!
    Hoje fui assistir 007 Quantum Of Solace, me senti o máximo, porque pela primeira vez um filme estreiou aqui no brasil primeiro que nos EUA, ou seja, assisti esse filme antes deles hehehe! Gostei, um filme bom, esperava mais, mas gostei do filme. Fui com Christian, Vaca e Macaco, foi massa, encontrei Isa lá tb,adorei meu dia hj!

    No mais mamãe anda tudo no mesmo, tudo em ordem por aqui, pelo menos comigo, ainda bem né ;P

    Beijo grande.

  2. Jú! :)
    Bem, enquanto suas férias acabaram aí, a nossa ‘liberdade’ aqui tá se aproximando e, pra falar a verdade, tô super feliz por isso. Tô precisando descançar! rsrs.
    Essa semana teve a ‘despedida’ no SOE e me bateu uma saudade de você! Ah, nessa semana também, tio charmoso, ou melhor, o professor de literatura, resolveu dar uma aula um pouco diferente pra gente. Ele já encerrou o assunto, então, levou todos nós à quadra superior do colégio e tentou nos ensinar karatê. Não foi uma idéia muito feliz, ao menos na nossa sala, (lembrando que essa proposta ocorreu em todas as turmas), acho que a galera da B não curtiu muito, sabe?! Enfim, eu até tentei, mas aquilo definitivamente não é pra mim. rsrs.
    Quanto a foto, se isso é um pirulito, você tem razão, é bem diferente dos daqui.
    Beijos e até dia 1°!

Laisser un commentaire

