Viagem no tempo: 1720.

Ola, pessoas, como estao voces? Comigo vai tudo bem, obrigada ^^

Terceiro dia de férias e posso de dizer que estou aproveitando da mesma maneira que descansando. Hoje acodei super cedo -7h30- porque no meu relogio biologico era 8h30 -acabamos com o horario de verão essa madrugada. Minah mãe acordou na mesma hora que eu e descemos pra tomar café, quando ela se deu conta que ela tinha acordado antes de 8h da manhã ficou horrorizada (risos), isso, sem duvidas, ela tem em comum com minha verdadeira mãe, foi muito engraçado ver a cara que ela fez! Então, tendo mais tempo, lavei meu cabelo e ajeitei umas coisas antes de sairmos.

Fomos no « marché » -traduzindo quer dizer mercado, mas esse não era mercado de verdade-, mais uma tipica feira de fim de semana, mas nunca igual as outras. Tinha muita comida, que as pessoas compram pro almoço de domingo, especialmente frango daqueles de « televisão de cachorro » que eu não sei o nome em portugues. Tinha também um monte de roupa, umas horriveis e outras bacanas, mas não pra mim, dentre casacões e lingerie – a 5 euros 3 peças. E tinha ainda umas barracas muito nada a ver, como uma que vendia « esfregão » -pra limpar a casa- de todas as cores e tamanhos. La hoje comprei outro presentinho pra levar pro Brasil, bem besta esse.
Depois passamos numa patesserie – a padaria numero 2 da França, onde tem um monte de bolos, folhados e outros guloseimas do tipo, mas não é especializada em pão- onde compramos 8 mini bolinhos, 2 pra cada -os meus: bomba de chocolate e « castelo » de chocolate, deliciosos- para comermos depois do almoço. Depois passamos na boulangerie – essa, sim, a casa do pão, com os mais diversos tipos, a padaria numero 1 da França – compramos um pão integral, um pão de azeitonas e um pãozinho pequeno – que eu nem sei de que é – pra mim porque eu achei com cara de muito bom. Enfim, gourmandice total!
Tudo isso foi em Gardane, uma cidadezinha do lado de Bouc Bel Air. A cidade é conhecida como cidade vermelha porque tem uma fabrica de… aluminio(?), eu acho, que solta um po avermelhado que faz com que as ruas da cidade tenham essa cor.

Mas vamos ao o que eu realmente quero contar nesse post: 1720, o passeio que fiz ontem.
A senhora que cuida de Klara tava devendo a minha mãe o fim de semana que ela passou aqui em casa, então ela me convidou pra ir a La Ciotat com ela. Sim, eu ja tinha passado por la no outro fim de semana, mas ontem tava tudo diferente. Uma vez por ano, todo o povo da cidade faz uma big festa em comemoração ao ano de 1720, quando Marseille sofria por causa da peste e o porto de La Ciotat foi utilizado para desembarcar o trigo – ta, eu também não entendi direito!-. Mas eu sei o que eu vi. Eles reconstituiram toda a cidade a moda da epoca, todos se vestiram com roupas de epoca -cada um com um personagem- e reconstituiram cenas que se passaram naquele ano. So vendo pra entender, foi simplesmente o maximo! Todas as familias, mesmo os bebes e os mais velhinhos, tavam vestidos e representavam o tempo todo o que se passava na epoca. Haviam piratas, caponeses, miseraveis, os membros da corte real. Na hora do almoço, cada grupo preparou comida da epoca, com direito a porco e carneiro inteiros assados na brasa e grandes panelas velhas que iam ao fogo em plena rua. Foi de dar brilho nos olhos. Teve ainda alguns espetaculos « ataque dos piratas » e « chegada do trigo », com direito a barco e tiro de canhão de verdade! Beeem legal. Meu dia so não foi perfeito porque estava em ma compania. Não se pode esperar muita gentileza de alguem que acolhe uma estrageira de 17 e um dia resolve viajar pro Senegal de férias sem nem se importar se a menina tem onde ficar. Portanto, não comi muito bem porque ela é muito casquinha e quase nos matou de fome. Mas o sorvete que eu mesma paguei tava otimo: morango e cookies! Por outro lado, agradeço a ela, pois o lugar é maravilhoso.

Pois bem, é isso que tenho pra contar. Agora to aqui em casa sozinha comendo o pãozinho que não sei de que é – mas que acabo de confirmar que é uma delicia- e mais tarde devo ver um filme. Amanhã: Saint Tropez!
Putz… Hebert tem razão, eu so falo de comida nesse blog, vou ter que mudar o nome pra juliagourmet.wordpress.com (risos).

Bom, beijos a todos então e boa segunda feira de aula e trabalho pra voces, porque eu estarei na beira do mar mediterraneo e, se Deus quiser, o dia vai ta lindo que nem ontem e hoje.

Saudades.

3 Réponses

  1. Oi,JuJu
    Saudades..
    Maravilhoso passeio,que oportunidade fantastica!!
    Vc sabe que eu adoraria estar aí,nessa viagem no tempo..íamos curtir muito juntas.
    Estou doida para saber noticias de Saint Tropez.
    Um beijo na bochecha!!
    Cheiro,com amor

  2. Saudades!

    Ps.Casaquinho ver da Hering seu best friend ai! xDD

    Ps2: Sua cara na foto tá ótima, ri litrós aqui! ehoieuhoeiuheoiuheoiueh! ;P

    Beijo grande.

  3. *verde da Hering

    ;)

Laisser un commentaire

